segunda-feira, 12 de março de 2012


A segunda-feira sempre é o dia para iniciar várias coisas: a dieta, a academia, a leitura de um novo livro e por aí vai. Neste dia de novos começos, uma ótima alternativa é adotar uma alimentação mais verde e saudável, substituindo o bife ou qualquer outra carne por alimentos tão saborosos quanto e que não trazem riscos à saúde.


O propósito é incentivar a redução do consumo de carne e apoiar diretrizes enunciadas pelo Ministério da Saúde. Esta diminuição na ingestão das carnes, consequentemente gera aumento no consumo de frutas, cereais, legumes e verduras, o que é recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Segundo o próprio Ministério, os alimentos de origem animal só possibilitam uma dieta saudável se consumidos moderadamente. Porém, no Brasil, o consumo de carnes é exagerado há algum tempo, o que permite que o brasileiro esteja excessivamente exposto aos malefícios deste produto.
A sugestão do movimento é que ao menos às segundas-feiras a carne seja retirada do cardápio, o que ainda não é o suficiente, mas já é uma atitude positiva a caminho de uma melhor educação alimentar e a descoberta de novos sabores.
Não somente focada na saúde alimentar, a campanha também se preocupa com o respeito pelos animais, já que a concorrência na produção de carne, ovos e derivados do leite faz com que o “agribusiness” trate os animais como objetos e mercadorias. A alimentação sem carne é uma maneira de praticar a não-violência, já que a tortura de animais para a alimentação é incompatível com a cultura de paz.
Outro ponto defendido pela campanha é a proteção do Planeta Terra, visto que a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Para quem deseja aderir ao movimento, a escolha por proteínas vegetais ao invés de proteínas animais, além de auxiliar o controle de peso, favorece a redução do risco de doenças do coração e desenvolvimento de câncer.
Ótimas alternativas para a carne são os feijões, ervilha, lentilha, grão de bico; soja e derivados como a proteína de soja, o tofu e o extrato de soja; oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas, amendoim; cereais integrais como arroz, quinua e amaranto; sementes de gergelim e tahine; sementes de girassol e de abóbora.
Anotou todas as sugestões? Então que tal começar hoje a nova proposta alimentar? ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário